segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Cachoeira do Ferro Doido, Morrão e Vila do Ventura (Morro do Chapéu - BA)

Na volta da Viagem Muito Louca – Parte III, não pudemos nos conter em contar a todos o quanto tinha sido “massa”. Infelizmente percebemos que nosso querido amigo Big-Foot chorava pelos cantos após contarmos repetitivamente o quão boa tinha sido a viagem. Porém, foi frustrante não termos ido até o Morrão, Buraco do Possidônio, Cachoeira do Ferro Doido e Vila Fantasma do Ventura. Palavras dele na comunidade Os Viajantes: "Confesso que estou muito triste porque, devido à minha condição de escravo proletário, não pude ir à Viagem Muito Louca – Parte III (…) Confesso que estou ansioso para ouvir as loucas histórias dos nossos amigos Viajantes, nessa nova aventura, que certamente dará muita resenha... Enfim, confesso que eles devem estar si divertindo pakas, e eu não!”. Cá entre nós, confessamos que ficamos com muita pena dele!
Logo após o “I Sarau do InForme”, inconformados, indignados, revoltados, e demais sinônimos, resolvemos concluir o roteiro do que seria “Uma Viagem Muito Louca – Parte III”, percebendo o interesse coletivo em visitar tais locais. Mas aí surgiam problemas: Quando? Como? Quem?
Dessa vez, sem muita organização, conversa fiadas, sem listas, orçamentos, bobagens, sem muito planejamento e sem promiscuidades pelo MSN, decidimos, em um sábado a noite (16.01.10), que completaríamos o roteiro supramencionado logo que o Sol aparecesse no domingo (17.01.10).
Sábado, 16 de janeiro de 2010, 20h30:
_ E aí, vamos completar a viagem amanhã?
_ Vamos!
_ Pronto! Amanhã, 06h00, todo mundo na casa de Edinho.
E assim foi. Como não poderia deixar de acontecer, tivemos um pequeno atraso devido alguns dorminhocos que teimaram em pedir mais “5 minutinhos”. O destino? Município de Morro do Chapéu: Cachoeira do Ferro Doido, Vila Fantasma do Ventura e Morrão, esse último acrescentado minutos antes da saída.
O Clube do Bolinha deixou de ser tão “Bolinha” assim, recebendo pela primeira vez, a presença de “Luluzinhas”: Clêdiane, Núbia, Edna – essa última prometera a Big-Foot (que isso fique entre a gente) surrá-lo com golpes de capoeira caso ele não a levasse pra próxima viagem – e, diretamente do Piauí: Raíssa.
O grupo Kalangos de Muxila estava incompleto, mas contrariando todas as leis, foi a viagem com maior número de participantes:
Clêdiane: Keu ou Keuzinha (só para Edinho);
Nilson: Negão, O Salvador ou Michael Nilson;
Núbia: Binha, A Buxuda;
Raíssa: Bilaka;
Vinícius: Galego, Menininho da Mamãe ou Riquinho.
Mantendo as tradições, tivemos problemas com o transporte, já que nossa InVenenada, depois de supervalorizada pela fama repentina, foi lucrosamente vendida. Para nossa tristeza, ela pertence a outro nesse momento. Mas a determinação foi maior que todos os obstáculos e conseguimos os 4 carros necessários.
Depois de estabelecidos os transportes (um Uno, aquele mesmo que nos salvou na primeira viagem; um Monza, um Celta rebaixado que nos trouxe certos problemas e um velho, porém valente, Corcel II), seguimos viagem em direção ao Morro do Chapéu, isto, é claro, depois de um delicioso café da manhã na casa de Xobas preparado pelo Careca.
Seguimos em direção à Cidade das Bromélias em busca de aventura, mas antes distribuímos o peso entre os carros (um carro não aguentaria com Big-foot e Pankas juntos). Chegamos ao Morro do Chapéu por volta das 07h20 e seguimos em direção ao Morrão, um dos pontos mais altos de toda a região, situado a 1.293m de altitude, cerca de 250m acima do nível topográfico da sede do município; possui uma grande diversificação da flora e oferece uma bela vista panorâmica da região. O acesso se dá a partir de Morro do Chapéu pela estrada asfaltada para o Bonito (1 Km), entrada à direita seguindo por estrada secundária (4,6 Km), desvio à direita com percurso de 2,5 Km.

Chegando à base do Morrão, o Careca, mais experiente entre nós, parecia pinto no lixo de tão feliz, sentia-se uma criança e desde então já nos deixava preocupados. Seguindo Morrão acima, cerca de 15 minutos depois, iniciou-se uma sessão de fotos que parecia não mais ter fim, estendendo nossa permanência por lá em pouco mais de meia hora. Poderíamos não ter ficado tanto, caso Big-Foot (que deve terminar sua graduação em Geografia esse semestre), não tivesse começado com suas aulas de campo, enfatizando que as marcas presentes nas rochas provavam que ali havia há alguns milhões de anos um delta de rios entrelaçados e que aquelas marcas nada mais eram do que o movimento das ondas. Em meio aquela aula, ouvia-se alguns cochichando preocupados, achando que Erick tinha, tipo, dado “um tapa na pantera”, porém não, ele estava certo, e tudo o que foi falado é provado conforme estudos e artigos publicados em meio acadêmico.

Depois de descermos o Morrão e o Careca sumir novamente, seguimos em direção à cidade em busca de mantimentos para o dia que seria longo. Lá percebemos que o pneu do Uno do Negão estava meio que “escapando ar”, e enquanto o mesmo seguia para a borracharia, o restante seguiu para os supermercados e padarias da cidade. Após as compras, o destino era o Restaurante do Dega, por onde, diga-se de passagem, anos atrás passou o imortal Raul Seixas e muitos outros famosos. Na chegada, Joka Jackson e Galego, Xobas e Du, travaram um emocionante desafio de bilhar, onde, depois de muitas bolas acertadas e tantas outras “cegadas”, Xobas e Dú saíram vitoriosos “tirando sarro”, é claro, dos perdedores.
Tendo a Cachoeira do Ferro Doido como próxima parada, partimos em direção a mesma, onde, para nossa sorte corria muita água, deixando-a linda e exuberante. Depois de maaais uma sessão de fotos e gritos pra quem encostasse arriscadamente na ponta da rocha, decidimos seguir a trilha até o poço.
Na descida, Núbia, por estar grávida, não desceu conosco, ficando Keu com a responsabilidade de cuidar dela. É válido lembrar que as duas suaram frio pouco depois de descermos, já que algumas outras pessoas chegaram à Cachoeira, e as duas, corajosas que são, de imediato se esconderam atrás de uma grande rocha (por essas e outras não levávamos mulheres). Foi também na descida que ouvimos pela primeira vez a voz da mais nova turista dentre nós: Bilaka; que devido a uma leve, porém espantosa escorregada pediu ajuda desesperadamente. Além disso, percebemos que A Capoeirista tinha muito mais força que seu companheiro Erick, que já há tempos colocava as “tripas” pra fora.
Para nossa surpresa, a trilha era mais complicada do que esperávamos, mas como já é de nossa estirpe, vencemos todos os obstáculos. Tudo bem que com alguns pequenos arranhões e sustos. O certo é que nada do que passamos sequer chegou perto da felicidade ao encontrarmos a mais bela de todas as cachoeiras já exploradas pelos Kalangos de Muxila. Com toda certeza aquela era a mais bela, mais incrível, e mais gelada de todas. Mesmo com a água muito gelada, não resistimos e tomamos banho por um bom tempo.

Cachoeira do Ferro Doido - Situada a cerca de 500m da BA-052, oferece um espetáculo cênico de rara beleza de um vale com desnível de cerca de 90m. O termo "Ferro Doido" foi criado por garimpeiros de diamante para indicar a dificuldade de trabalhar na área face à presença de grandes blocos de arenito sobre o cascalho. A partir de Morro do Chapéu, acesso pela BA-052 (18km), até a ponte sobre o rio Ferro Doido.
Depois de um tempo, lembramos da Buxuda  e de Keu, e resolvemos voltar pra socorrê-las. Pegamos a trilha de volta e antes que chegássemos ao topo, ouvimos Dú gritar desesperadamente de cansaço milhares de vezes, por alguns momentos chegamos a pensar que o “coitado” não conseguiria. Contudo, chegando ao topo, nos deparamos com uma incomparável “hidromassagem” natural. Após alguns minutos de descanso e hidromassagem, Dú que se mostrava muito cansado, decidiu tirar a camisa perto da corredeira. Não foi preciso mais que um minuto para que a camisa desaparecesse e o mesmo continuasse a viagem meio que “desnudo”. Sorte dele que o Nego D’água tinha levado uma camisa de reserva. De lá seguimos para a Vila do Ventura. Infelizmente, o Corcel encontrava-se com a bateria descarregada, e mais infeliz ainda era a presença apenas de Dú, Galego, Keu, Joca, Pirulito, Careca e Xobas, os únicos que relembraram e/ou viveram pela primeira vez o que é empurrar um carro, revivendo os tempos da InVenenada; pois os outros já tinham seguido viagem por achar que estava tudo bem com Corcel.
Carro empurrado, problema resolvido, seguimos rumo à Vila do Ventura.

VILA DO VENTURA – Garimpeiros foragidos do município de Lençóis, por volta de 1840, se abrigam nas grotas da fazenda do Cel. Porfírio Pereira, próximo a uma cachoeira (hoje faz. Várzea da Cobra). Um dos garimpeiros chamava-se Ventura, logo descobriram diamante e carbonato, instalaram um pequeno corte de garimpo, sob proteção do Cel. Porfírio e passaram a vender as pedras na cidade de Lençóis, tendo sido o Ventura (garimpeiro) responsável pela venda dos primeiros diamantes, o nome “VENTURA” ficou sendo a referência do local de onde procediam os diamantes, logo em toda a região das lavras este Ventura ficou sendo comentado e assim muitos outros garimpeiros começam a povoar as terras do novo Ventura. Sabe-se também que antes do garimpo ser instalado no Ventura, ali já existia algumas casas de enchimento. Entre 1840 –1864, acontece a boa fase de crescimento, edificações e comércio promissor. Logo, a pequena vila entra em decadência, por ocasião da Guerra do Paraguai, pois quase todos os homens foram recrutados para a mesma. Passando a guerra, nova fase se instala e a vila volta a crescer, e nas três primeiras décadas do século passado acontece o seu apogeu.O distrito de Ventura foi criado pela Lei Estadual nº 680 de 27 de agosto de 1906, nesta vila existia um forte comércio instalado na Praça Comercial (hoje praça Cel. Dias Coelho), duas escolas - uma estadual e outra municipal e alguns professores particulares, ensinava-se inclusive a língua portuguesa e a francesa – Agencia do Correio, Associação dos Empregados do Comércio de Ventura, Teatro, Filarmônica 25 de Dezembro (fundada em 1907), um cemitério e uma grande capela. A principal renda do distrito era o comércio do carbonado, comercializado diretamente no mercado Europeu. Uma das causas da decadência foi a introdução de um elemento sintético que substituiu o carbonato, isto no final da década de vinte do século passado. A decadência da vila foi acentuada com construção de uma nova estrada asfaltada, cujo traçado fica a cerca de 7km e com a seca de 1932. Hoje, só três famílias moram no distrito, quando na época áurea haviam aproximadamente 8.000 residentes. A partir de Morro do Chapéu, acesso pela BA-052 até a barragem do Angelim (26,7 km); dobrar à direita e percorrer cerca de 2,5km em estrada com cascalho; em seguida dobrar novamente à direita percorrer cerca de 5km em estrada de conservação ruim.

Sabíamos que o acesso à Vila do Ventura seria uma verdadeira aVentura, mas não imaginávamos que a estrada que liga Angelim à Vila estava tão deteriorada, evidenciado o descaso do poder público com o potencial turístico da região. Foram inúmeros buracos, cancelas, pedregulhos, ladeiras, mais cancelas, crateras, abismos, etc. Após a última parada para abrir mais uma cancela, o Celta rebaixado e turbinado de Dú, ao ter que atravessar a nado um riacho, teve seu interior involuntariamente lavado e enxaguado, deixando seu proprietário inconformado e literalmente soltando ‘água pelas orelhas’.
Mas o esforço valeu a pena: a Vila do Ventura nos transportou a um outro tempo: há um século atrás, quando aquele lugar desértico e em ruínas foi palco de muitos sonhos e conquistas. Era possível visualizar os garimpeiros indo e voltando e as damas francesas desfilando com seus leques a abaná-las do calor tropical... (Não devia ser nada agradável naquele calor usar aqueles longos vestidos com uma dezena de anáguas por baixo...).
Deu calor só de imaginar... Assim, fomos à procura de um local propício a banho num rio próximo. Xobas e Erick pretendiam guiar a turma para um belo e agradável poço que os dois haviam visitado alguns anos atrás, mas acabaram por fazer a turma se perder... Para redenção deles, encontrou-se uma piscina natural, bem perto da Vila, proporcionando um maravilhoso banho. Poderia ter sido ainda mais agradável, não fosse a presença de peixinhos carnívoros, que mais pareciam minitubarões famintos.
Enquanto isso na Vila, outra parte do grupo brigava contra um dos pneus do Celta rebaixado, já durante horas, tentando trocá-lo. O Careca – já careca de experiência – foi quem salvou os pseudomecânicos do sufoco.
Tomados banho e trocado o estepe, batemos um breve papo com a única família presente na vila naquele dia a fim de conhecer detalhes sobre as transformações ocorridas ao longo dos anos naquele lugar. Em seguida, nos congregarmos na Capela de Nossa Senhora do Ventura unindo O Sagrado e O Profano,  em gratidão por mais uma viagem espetacular, até porque não sabemos quando virão oportunidades para outras viagens como essa, devido à distância geográfica que nos separa durante a maior parte do ano.

O singelo ato religioso celebrou a amizade e união desse grupo, a beleza e grandiosidade das riquezas naturais da região. Celebramos também o aprendizado de um divertimento autêntico, repleto de conhecimento. Sem álcool, sem drogas, mas com muito conhecimento, respeito à Natureza, amizade, alegria e principalmente bom humor.